Biothecare Estétika Parque das Nações: COMO DIAGNOSTICAR A OBESIDADE? (Parte: I)

terça-feira, 19 de abril de 2011

COMO DIAGNOSTICAR A OBESIDADE? (Parte: I)


A OBESIDADE é um problema grave de saúde que afecta cada vez mais a sociedade. Por falta de tempo para cozinhar ou mesmo por preguiça, acabamos sempre por recorrer ao mais rápido e barato.
A chamada “fast food” está cada vez mais presente nas mesas dos Portugueses e é sem dúvida um dos grandes ...problemas para o excesso de peso, mas não só!
A BIOTHECARE ESTÉTIKA apresenta as grandes causas para a OBESIDADE, mas lembre-se que é importante que nunca deixe de se aconselhar com o seu médico para ter a certeza do seu problema.

Alguns dos critérios seguintes ajudaram a diagnosticar problemas de OBESIDADE:
1. Antecedentes Familiares
2. Influência do ambiente
3. Estado de saúde, idade
4. Estudo da Composição Corporal
5. Distribuição de Massa Corporal
6. Estudo metabólico

1. ANTECEDENTES FAMILIARES
A hereditariedade genética é responsável por 40% dos casos de obesidade.

2. INFLUÊNCIA DO AMBIENTE
O momento mais importante que determina se será obeso ou não é a infância (na altura do crescimento celular).
Controlar a alimentação das crianças é importante. Se houver uma estimulação alimentar maior do que o normal as células gordas cresceram demasiado e chegaram a um estado adulto com um núcleo de células gordas acrescido.

3. ESTADO DE SAÚDE, IDADE
Há que ter em conta, que quanto mais envelhecemos, menor é o gasto energético.

A obesidade define-se simplesmente como um estado de saúde anormal ou uma excessiva acumulação de gordura nos tecidos gordos do corpo, que pode chegar a constituir um serio perigo para a saúde.
A causa para a obesidade é consumirmos mais do que gastamos e a consequência desse excesso de calorias é o aumento de peso.
Mas nem sempre é consequência de um abusivo consumo de alimentos, factores biológicos (hormonas, genética) também pode influenciar, stress, medicamentos e a idade.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário