Biothecare Estétika Parque das Nações: Como diagnosticar a Obesidade (parte II)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como diagnosticar a Obesidade (parte II)

Como falámos no post anterior da BIOTHECARE ESTÉTIKA, uma das partes mais importantes do diagnóstico para a OBESIDADE, e por ser mais pessoal, é o Estudo da composição corporal.

O estudo da composição corporal é feito a partir da análise de elementos como os que apresentamos de seguida:
A) PERCENTAGEM DE GORDURA CORPORAL:É a quantidade de gordura corporal apresentada proporcionalmente ao peso corpo. Está demonstrado que a redução dos níveis excessivos de gordura corporal, diminui o risco de certas doenças, como hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e cancro.
B) PERCENTAGEM DE ÁGUA CORPORAL TOTAL:A água desempenha um papel vital nos processos corporais e pode ser encontrada em todas as células, tecidos e órgãos do corpo.
Os níveis de água variam ao longo do dia.
De facto beber álcool, adoecer e fazer exercício podem fazer variar os níveis de hidratação.
Se beber de seguida uma grande quantidade de água, os seus níveis de água não mudaram imediatamente. Aumentará sim, a leitura de gordura corporal devido ao aumento de peso.
C) NÍVEL DE GORDURA VISCERAL:É a gordura que se encontra no interior da cavidade abdominal, rodeando os órgãos vitais da zona do tronco.
D) Mesmo que o peso e a gordura corporal se mantenham constantes, á medida que envelhecemos varia a DISTRIBUIÇÃO DE GORDURA NO CORPO, e acumulação no abdómen principalmente depois da menopausa.
E) Assegurando os níveis saudáveis de gordura visceral REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS.
F) METABOLISMO BASAL: é o mínimo de energia que seu corpo necessita para funcionar eficazmente em repouso, incluindo os órgãos do sistema nervoso, sistema respiratório, fígado, rins e outros órgãos. Aproximadamente 70% das calorias consumidas diariamente são usados para o metabolismo basal.
Ter um metabolismo basal mais elevado aumentará a quantidade de calorias utilizadas e ajudará a reduzir a quantidade de gordura corporal.
G) MASSA MUSCULAR: Á medida que aumenta a actividade física, aumenta a massa muscular e assim aumenta o consumo de energia, ajudando assim a reduzir os níveis excessivos de gordura e assim também existirá uma variação da sua condição física. Mesmo que essa variação não seja visível em peso, a sua massa muscular e os seus níveis de gordura podem diminuir, melhorando assim a sua saúde.
H) MASSA ÓSSEA: Indica a quantidade de minerais, cálcio e outros minerais do corpo.

Conselho BIOTHECARE ESTÉTIKA: para casos concretos é sempre preferível um aconselhamento Nutricional e especializado, para ter um diagnóstico personalizado ao seu diagnóstico e assim serão apresentadas soluções se adaptem melhor a si.

Sem comentários:

Enviar um comentário